quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Era dos fins

Acabei de passar pelo site do meu amigo Rodrigo Alves (www.dandonota.wordpress.com) e, lá, tem um post que cita matéria da Revista Bravo! sobre o "fim da Madonna". Eu não li a matéria -- como deixei explicado em meu comentário no site -- mas o tema me despertou para discorrer sobre esse momento por qual passa a sociedade, que aqui chamo de "Era dos fins". Parece-me, há um modismo a respeito de que tudo irá acabar, e algo novo está para começar. Ouço isso, na verdade, desde que me conheço por gente, porém a afirmativa tem sido mais apregoada nos últimos tempos, se intensificou com a internet. Pois bem. Do jornal impresso ao petróleo; da Madonna ao casamento. Tudo está prestes a acabar. Existe, sim, esse modismo. E coloco uma hipótese. Toda transgressão tem um inimigo comum; às vezes, diluído; às vezes, único; mas há algo em comum. Por exemplo, os trabalhadores revolucionários da Rússia de 1917 tinham como seu alvo os czares e tudo o que aquilo representava. Por isso, czares e czarinas, e seus afins, foram liquidados, tornaram-se alvos. Cá, de volta ao Século XXI, temos uma "era de futuro", impregnado pelo desenvolvimento da tecnologia. E qual é o inimigo do futuro? Sim, o passado. Então, há de se liquidar tudo o que representa esse passado em detrimento da tecnologia. Não defendo, evidente, que coisas obsoletas sejam mantidas funcionando apenas por representarem alguma tradição. Mas, de certo, se há o ocaso do passado, e tudo o que vem de lá, existe também um acaso do futuro. Destruir tudo apenas por conveniência de algo que está por vir é o equivalente a não construir nada porque fere o que já foi.

EU ODEIO... zé sandalha que dança chorinho como se estivesse dançando forró na Noite da Seresta (a sugestão é o meu cunhado, Alemão)


"Like a virgin" (Madonna)

2 comentários:

Anônimo disse...

E eu que achava que estávamos presenciando o fim do teu blog, Erich. Para vc ver como estas coisas de 'fim' enganam a todos...

Anônimo disse...

Muito boa a parte do Eu Odeio. Concordo plenamente: a noite da Seresta virou point dos "sandalhudos" que dançam como se estivessem ao som do triângulo... hahahaha. Estou rindo até agora!
Quanto ao fim da era, meu caro, concordo com essa sua ressaca. E o pior que batem nela faz tanto tempo e ainda dá Ibope. E eu que não sou bobo nem nada, postei no Dando Nota, e obviamente que o assunto atraiu comentários!
Grande abraço!

Rodrigo Alves
www.dandonota.wordpress.com