segunda-feira, 9 de junho de 2008

Meus cabelos brancos

Eles estão tomando conta da minha cabeça. Meus cabelos brancos mostram que os meus recém completados 27 anos são mais do que eu posso sentir. Os meus amigos, todos indiscretos, teimam em ressaltá-los, em questionar a branquice de meus cabelos nessa cabeça ainda jovem (sem pretensões, uai). Eles chegaram antes da calvice e estão aqui para ficar; mais, para se multiplicarem e me deixarem com a pulga atrás da orelha. Não é gostoso ter cabelos brancos. Não pela velhice. Mas porque branco não é bom para cabelos. As cores boas são o castanho, o meu natural, ou o ruivo, o vermelho, vá lá o amarelo, até o azul e o verde (esse último já me arrisquei em pontuar meus fios). Mas branco, não. Branco, a cor da paz, é boa para tantas outras coisas, menos para tingir os cabelos. Talvez seja porque o branco, na verdade, é a falta de cor, e ninguém quer ter a cabeça faltando alguma coisa. É a cor da ausência, da falta. E quando os anos passam, a gente não quer ter ausências, mas presenças; ausência é saudade; saudade é nostalgia; nostalgia, sim, isso é sinal de velhice. Não gosto de cabelos brancos, apesar de tê-los. Sei que tingir os meus cabelos não resolverá. Por isso, vou mantê-los, cuidá-los, e ter a mesma relação com que tenho com o meu nariz. Apesar de não gostar -- ele é muito do estilo chamado batata --, o mantenho no ponto central da minha cara. Pois bem, que venham os cabelos brancos.

EU ODEIO... assessor de imprensa que teima em sugerir pautas como se elas fossem importantes para o bem comum e não para que eles prestem contas a seus clientes.

Um abraço, um amasso e um arregaço!



"Você estourou um dos cérebros mais singulares da nossa era". (Memorando de Ralph Steadman, publicado na revista Piauí, em homenagem a Hunther S. Thompson, o pai do Jornalismo Gonzo, que cometeu suicídio em 2005)

Um comentário:

Grasi disse...

Cabelos brancos é algo diferente que está acontecendo com vc, meu caro amigo. Toda mudança causa reflexões, e os cabelos brancos vem para complementar algo na sua vida, kkkkkk... Daqui por diante é aceitar, aceitar , aceitar. Tem mudanças que agente faz acontecer, outras, acontecem sem agente querer. É o caso do cabelo branco que anda angustiando muita gente, inclusive nossa querida amiga Maria Eudoxia, que ao escrever para ela cobrando um encontro, respondeu: - Estou gorda e com o cabelo branco. E daí? Por isto, ela não pode me ver? Será que o cabelo branco afeta algum hormonio? ou são só cabelos brancos.... não seí; só sei que os meus eu já dei um "welcome", pois terei que conviver com eles até meus 101 anos..... E falando em nova fase, o que vc acha da nossa lei sobre o Não ao alcool... ainda bem que eu já tomei todos os pileques na vida e agora fico com o meu chá das 5, inté