sábado, 21 de junho de 2008

Além dos Nets

A Revista Piauí, lançada há pouco menos de dois anos, teria tudo para dar errado. Textos longos, poucas imagens (a maioria em forma de ensaio), matérias analíticas, histórias, poesias e, pior, leva o nome de um estado nordestino; tudo o que, desde principalmente do boom da internet, em meados dos anos 1990, e com intensificação nos anos 2000, se costumou chamar de 'errado' na comunicação. A regra atual é a da velocidade; informações curtas, ligeiras, "o leitor tem pressa", não pode 'perder tempo' com artigos compridos. Mas a Piauí se preserva. Melhor, aumenta; a cada edição vê se novos anunciantes e a tiragem é ampliada, hoje anunciada em 62.500 exemplares. A contradição a esses 'mantras-pós-web' é extramemente saudável. Primeiro, mostra que eles, por serem eufóricos demais, não dão conta da complexidade do mercado editorial. Segundo, confirma teses mais sérias de que a transformação desencadeada pela internet não está restrita ao seu papel como mídia, mas também à sua influência no comportamento, o que exigiu um rearranjo de todo o conceito na produção de conteúdo. E em terceiro, e na minha opinião o mais importante, coloca um ponto de equilíbrio nessa mania de colocar data para o fim do uso do papel como mídia. A Piauí ajuda a ver além dos Nets.

EU ODEIO... esse pessoal que sai da faculdade achando que qualquer sitezinho pode virar rios de dinheiro e começam a lhe falar conceitos como se você tivesse nascido ontem.


"(...) resolveu juntar numa mesma mesa a macarronada com o sashimi" (Romualdo Cruz Filho, em matéria sobre a família Kawai, publicada em A Tribuna Piracicabana, no sábado, 21)

2 comentários:

Beto - J.H.V. disse...

E ai Érich?? Vc viu que o grupo O Estado de S. Paulo foi comprado pelas Organizações Globo????? Parece q a concentração midiática vai aumentar ainda mais agora. É uma pena se isso acontecer. O Blog do Rovai foi o primeiro a falar disso. Qualquer acesse:http://www.revistaforum.com.br/sitefinal/blog/default.asp#927.
Valeu

Celso Aímola disse...

Realmente, a PIAUI está melhor a cada número, e eu achei, mesmo, que não ia passar do 5º, assim como o PASQUIN XXI, que veio com tudo e não virou nada...

Gostei do blog, viu?

Abraços

LOGAN